EXAMES

Ressonância Magnética

Modalidade de diagnóstico por imagem por meio da qual é possível reproduzir imagens do corpo humano em alta resolução e com clareza, através do uso dos fenômenos da Ressonância Magnética (RM) e das ondas de rádio. Permite a análise anatômica, metabólica, da difusão e da permeabilidade vascular tecidual em diversas situações clínicas.
O exame é bastante simples. O paciente é levado à sala de exame, na qual se encontra um grande tubo aberto em ambas as extremidades (o aparelho de ressonância magnética), dentro do qual deve permanecer deitado. O aparelho emite diferentes sons durante a realização do exame, enquanto adquirem-se as imagens e, dessa forma, tampões de ouvido poderão ser utilizados, caso necessário. Nesse momento, é muito importante que o paciente fique imóvel para que não ocorra problemas com a obtenção das imagens e evite-se refazer o exame. O cliente será monitorado e poderá ouvir as instruções do técnico responsável e comunicar-se com este a todo tempo. Na maioria dos casos, a duração do exame varia de 15 a 30 minutos, podendo levar mais tempo em casos mais complexos.
Quanto mais calmo e relaxado o paciente estiver, maior será a probabilidade de o exame ser bem-sucedido. Recomenda-se fechar os olhos e pensar em algo agradável. Se julgar necessário, no entanto, o cliente poderá apertar a campainha para se comunicar com o tecnólogo, ou poderá também solicitar a presença de um acompanhante dentro da sala durante a realização do exame. Em último caso, ainda, a Nítida Diagnósticos por Imagem dispõe de procedimento de sedação para os pacientes que não consigam ficar imóveis no interior do tubo para a realização do exame.
Dependendo da região examinada e ou do motivo da realização do exame, pode ser necessária a utilização de medicamentos, sendo que os mais utilizados são o contraste à base de Gadolínio e o antiespasmódico Buscopan.
A Nítida Diagnósticos por Imagem é vanguarda tecnológica em relação aos exames por ressonância magnética, ao lado de poucos outros centros de diagnóstico do mundo. Isto porque, é o único serviço em todo o Sul de Minas a possuir, em um só local, equipamentos de alto (1,5 Tesla) e super alto (3,0 Tesla) campo magnético. A título demonstrativo, o equipamento de 3,0 Tesla da Nítida Diagnóstico por Imagem é o primeiro deste porte no Sul de Minas e é considerado um dos mais poderosos e detentor das mais modernas tecnologias de Ressonância Magnética do mundo.
Como algumas das vantagens deste equipamento de super alto campo magnético podemos citar:

  • O dobro da intensidade do campo magnético, o que permite a obtenção de imagens de maior resolução e mais detalhamento anatômico, além de aumentar consideravelmente a precisão diagnóstica e acurácia dos resultados.
  • Menor tempo de exame em relação aos equipamentos usuais de alto campo magnético.
  • Tecnologia “silente scan” em alguns tipos de exame, na qual não há barulhos durante a aquisição das imagens.
  • Novo design com a maior abertura do tubo onde o paciente é posicionado, reduzindo o desconforto a pacientes, sobretudo àqueles com algum grau de claustrofobia.

As vantagens mencionadas acima permitem as seguintes aplicações:

  • Avaliação da fibrose e elasticidade hepática por meio da técnica de elastografia tecidual.
  • “Estado de arte” para avaliação multiparamétrica da próstata, para o estadiamento do câncer retal e das endometrioses.
  • Quantificação e discriminação da gordura e do ferro hepático.
  • Tratografia e espectografia cerebral.
  • Imagens ortopédicas de altíssima definição, com sequências específicas para redução de artefatos metálicos.

Contraindicações:

  • Pacientes com peso superior a 220 kg.
  • Grávidas no primeiro trimestre. A partir do segundo trimestre poderá ser realizado seguindo um protocolo estabelecido pela clínica.
  • Alguns tipos de implantes, marca-passos cardíacos, aparelhos, próteses, clipes e fragmentos metálicos. Nossa equipe irá orientá-lo na realização de um exame seguro ou contraindicar sua realização nos casos em que isso for imprescindível.
  • Pacientes claustrofóbicos.
  • Piercing e adornos. Estes deverão ser removidos antes da realização do exame.

 

Prazo para liberação do resultado do exame: 3 dias úteis.
Dúvidas, transferência ou cancelamento: entre em contato com antecedência pelo telefone (35) 3429-6850, opção 1.

O tecnólogo responsável, a equipe de enfermagem e os médicos radiologistas estarão à disposição para responder quaisquer demais dúvidas sobre o exame.

Dr Edson Minoru Nakano